Uma pergunta muito frequente que recebemos é sobre como recuperar uma cuia mofada. Por exemplo: “Olá! Fui para o sul do Brasil, experimentei o chimarrão e adorei! Comprei uma cuia e estava gostando muito, mas deixei a erva-mate dentro da cuia por alguns dias e a cuia criou mofo, e o gosto não é mais o mesmo agora. O que faço?”
Realmente, é muito desagradável tomar chimarrão em uma cuia com gosto de mofo! Além de não ser nem um pouco saudável. Algumas pessoas usam bicarbonato de sódio para limpar a cuia, isso é uma opção. Existe também um outro produto fantástico para limpar e renovar a cuia, chama-se peróxido de hidrogênio, a famosa água oxigenada.
O peróxido de hidrogênio é H2O2, ou seja, nada mais que água com uma partícula a mais de oxigênio. É um poderoso oxidante, elimina fungos, bactérias e vírus. O H2O2 pode ser usado em limpeza da casa, limpeza comercial e para desinfecção hospitalar. O peróxido de hidrogênio não tem gosto, não tem cor e não tem cheiro. A concentração correta para uso doméstico é de 3%. Este produto pode ser encontrado em lojas especializadas de produtos de limpeza ou no Mercado Livre.
Para iniciar o processo de recuperação lave bem a cuia com esponja e água. Não é recomendável usar detergente, sabão ou outros produtos químicos que são absorvidos pelo porongo, pois isso poderá afetar o sabor do chimarrão. Com a cuia lavada e livre de resíduos, preencha a cuia com peróxido de hidrogênio até a boca e deixe descansando nesta solução desde a noite até ao amanhecer. O peróxido de hidrogênio, ao entrar em contato com fungos e outros elementos vivos, faz com que uma espuma apareça, ou seja, estes elementos estão sendo neutralizados.
É importante entender que a cuia, uma vez usada, nunca mais ficará branquinha como quando você comprou, pois a erva-mate causa um tingimento do porongo. Isso é perfeitamente normal. A cuia sempre terá um aspecto amadeirado de cor cinza claro. Você pode repetir este processo de limpeza e desinfecção quantas vezes achar necessário ou quando começar a sentir algum odor desagradável.
Nunca guarde a cuia de boca para baixo, e principalmente, nunca deixe a cuia de boca para baixo enquanto ela estiver úmida. É isso que causa o mofo! É recomendável deixar a cuia secando em um lugar bem ventilado e depois de seca é melhor deixá-la ao ar livre em vez de guardar dentro de armários e outros lugares fechados.
Importante: Use H2O2 para uso doméstico na concentração de 3%, sem perfumes ou qualquer outro aditivo, ou sua cuia poderá ficar pior do que antes!
- Chimarrão
- A Lenda do Chimarrão
- Origem da Palavra Chimarrão
- História do Chimarrão
- Tipos de Erva-Mate Para Chimarrão
- Processo Produtivo do Chimarrão
- Estudos Sobre o Chimarrão
- Benefícios do Chimarrão
- A Cuia Para o Chimarrão
- Como Preparar o Chimarrão
- Como Limpar a Cuia do Chimarrão
- Os 10 Mandamentos do Chimarrão
- Curiosidades Sobre o Chimarrão